Universidade
Planetário
Jararaca
A jararaca é uma serpente peçonhenta, que pertence a Classe Reptilia, à Ordem Squamata e à Família Viperidae (subfamília Crotalinae). Existem várias espécies de jararaca (no Brasil são 20 as espécies conhecidas), sendo que a Bothrops jararaca, aqui descrita, é também chamada de jararaca verdadeira.
Essa espécie atinge geralmente 1,2m, sendo que seu veneno é altamente letal para animais e seres humanos. Os desenhos e a cor dessa cobra proporcionam a ela uma excelente camuflagem.
Pacu
Peixe de escamas com corpo comprimido, alto e em forma de disco, apresentando quilha ventral com espinhos, cujo número pode variar de 6 a mais ou menos 70. As escamas são pequenas e numerosas e o osso maxilar é pequeno e sem dentes. Alcança mais de 70 cm de comprimento e pode pesar até 20 Kg. Dentes molariformes. C oloração cinza-escura no dorso e ventre amarelo dourado , podendo se alterar quanto aos tons devido o ambiente. Vem sendo muito utilizado na piscicultura e para a formação do híbrido
tambacu em cruzamento com o tambaqui.
Aranha caranguejeira
A verdade é que o seu veneno não chega a ter grandes efeitos em um humano.A defesa de algumas caranguejeiras são seus pêlos existentes no dorso do abdômen, os quais ela libera esfregando suas pernas traseira, que vão provocar irritações na pele e mucosas do seu possível predador. Não são agressivas, só picam se forem molestadas ou manuseadas de forma errada.
As caranguejeiras fazem faxina também no seu viveiro, limpam os resíduos, colocando-os nos cantos e às vezes tecem uma camada de teia em cima da superfície suja.
Algumas caranguejeiras podem viver por 25 anos.
No Museu do Planetário
Eu a Kaka e Carol
No Museu do Planetório tirando umas fotinhos...
Eu e um pouco da Galerinha, a Despedida não é facil...
0 comentários: